Os Contabilistas e a Valorização Profissional

POR HUMBERTO SÉRGIO BATELLA

A contabilidade de muito tempo até nossos dias, é o mais importante sistema de informação econômico financeiro dentro das empresas, pois é através dela que se pode oferecer aos empresários as informações necessárias para a sua sobrevivência e para suas tomadas de decisões.

Verificamos que a cada dia aumentam as exigências e necessidades dos consumidores dos nossos serviços, que procuram qualidade e o melhor atendimento por parte do profissional contábil. O mercado de trabalho de hoje necessita de profissionais que não sejam apenas  lançadores de documentos fiscais e contábeis ou apenas fazedores de guias; o mesmo está em busca do profissional moderno, estudioso, atualizado em todos os assuntos da área e com conhecimento específico na administração empresarial. O mercado não procura mais os amadores.

Hoje, necessário se faz, estarmos sempre participando de eventos da classe como: palestras, convenções, encontros e congressos. Devemos estar sempre estudando e reciclando na busca de qualificação e especialização profissional.

Ressaltamos também de grande importância para a valorização e reconhecimento da profissão, que o contabilista participe com afinco, lealdade de propósito, seriedade e, principalmente, que participe ativamente nos clubes de serviços de sua cidade, dos trabalhos sociais da sua comunidade e das demais entidades de classes representativas de sua região. Deve possuir conhecimento pleno dos problemas sociais da comunidade em que vive e praticar suas ações com ética, transparência e dignidade, que são alguns dos pontos básicos necessários para nossa credibilidade. Devemos procurar nosso espaço e nos colocar à disposição para as tomadas de decisões sempre que solicitados.

É oportuno salientar que a valorização que buscamos depende essencialmente de nossa ética. Nunca é demais lembrar do eterno e sempre atual "Decálogo do Contabilista" escrito pelo saudoso colega Francisco D’ Auria, falecido em fevereiro de 1953, chamado à época de "O Grande Fenômeno da Contabilidade" , que lutou durante toda sua vida profissional, pela valorização de nossa classe.

1º - Todo Contabilista precisa ter sua biblioteca profissional;

2º - Todo Contabilista deve assinar ao menos duas revistas de Contabilidade;

3º - Todo Contabilista deve ser filiado de pelo menos uma Associação de classe;

4º - Todo Contabilista deve estudar no mínimo uma hora por dia;

5º - Todo Contabilista deve ensinar o que sabe;

6º - Todo Contabilista deve amar os seus colegas;

7º - Nenhum Contabilista deve invejar o seu colega;

8º - Todo Contabilista deve escrever e dizer sempre a verdade;

9º - Nenhum Contabilista deve revelar os segredos que a ele são confiados;

10º- Todo Contabilista deve atender aos apelos de coletividade profissional.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

HUMBERTO SÉRGIO BATELLA

Dir. Adm. Sescon-SP,

Empresário Contábil.

Texto extraído da Revista SESCON nº 158 - Abril/2002, disponibilizada no site: www.sescon.org.br

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Material disponibilizado neste site em 03/07/2002