Comecei a trabalhar bem jovem em um escritório de uma empresa industrial. O serviço era de auxiliar de escritório com o qual me identifiquei muito, identificação esta que me incentivou a trilhar o caminho da contabilidade, pois nesta empresa cheguei ao cargo de Contador, nela trabalhando por muitos anos. Em 1991, recebi um convite e aceitei a missão de ser professor de contabilidade. No início, confesso que foi um pouco difícil, pois não tinha experiência nenhuma na arte de dar aula e mesmo tendo o conhecimento da matéria, encarar em torno de 40 alunos adolescentes em uma sala de aula não foi nada fácil. Mas com muito jogo de cintura e ao mesmo tempo firmeza, consegui em poucos dias de aulas, adquirir a confiança dos alunos e com isso dar o padrão necessário ao bom desenvolvimento da matéria. 

            No final do ano letivo, quando já estava quase no pique de professor, tive que abandonar as aulas em função de mudança de emprego, no qual teria que viajar muito, inviabilizando com isso a seqüência deste trabalho.

            Ficou então uma saudade.

            Agora com as facilidades que a Internet coloca a nossa disposição veio me a idéia, porque não continuar as minhas aulas. Na verdade, eu sentia uma necessidade de passar esses conhecimentos para as demais pessoas, pois é muito gratificante você saber que está ajudando alguém. Então, porque não?

            Eu já li algumas vezes, mas não me lembro quem escreveu e nem a forma correta com que fora escrito, mas é mais ou menos isto: para que não se passe a vida em brancas nuvens é necessário plantar uma árvore, ter um filho e escrever um livro. Árvores, já  plantei bem mais que uma, filhos, com a graça de Deus, tenho dois maravilhosos: a Janaína e o João Henrique. E o Livro?  Pode ser virtual?  Se pode, então vamos dizer que estou escrevendo o meu.

            É muita pretensão dizer que este trabalho é um livro, não é? Na verdade trata-se de uma apostila virtual, escrita de forma bem informal, com o fim de subsidiar e conseqüentemente ajudar aos iniciantes da matéria a entender os verdadeiros Livros de Contabilidade.   

    Um grande abraço a todos.

 

João de Carvalho Leite

Presidente Prudente - SP

12/05/2001

 

Voltar ao índice do Livro Virtual