CAPÍTULO VI

  FAZENDO CONTABILIDADE

ENCERRAMENTO/2001  

DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS

A Lei nº 6.404, de 15.12.76, estabeleceu em seu art. 176 que ao fim de cada exercício social a diretoria fará elaborar, com base na escrituração mercantil da companhia, as seguintes demonstrações financeiras:

I - Balanço Patrimonial;

II - Demonstração do Resultado do Exercício; 

III - Demonstração dos lucros ou prejuízos acumulados; e

IV - Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos.

Referidas demonstrações serão complementadas por notas explicativas e outros quadros analíticos, ou demonstrações contábeis necessárias para esclarecimento da situação patrimonial e do resultado do exercício.

A companhia fechada com patrimônio líquido, na data do balanço, não superior a R$ 1.000.000,00 (um milhão de reais), não será obrigada à elaboração e publicação da quarta demonstração acima indicada (Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos), no entanto, todas as pessoas jurídicas sujeitas à apuração do lucro real, seja qual for o tipo societário adotado, estão obrigadas a elaborar, ao final de cada período de incidência do imposto de renda (trimestral ou anual), com observância das leis comerciais (Lei nº 6.404/76), as três primeiras demonstrações (Balanço Patrimonial, Demonstração do Resultado do Exercício e Demonstração de Lucros e Prejuízos acumulados).

Tais demonstrações  financeiras, ao final de cada período de incidência do imposto de renda (trimestral ou anual), deverão ser transcritas no Livro Diário. A falta de transcrição dessas demonstrações poderá determinar o arbitramento do lucro no respectivo período-base pela autoridade tributária (RIR/99, art. 530).

Para verificar as Demonstrações Financeiras elaboradas pela empresa Sucesso, basta clicar nos links específicos acima. A quarta demonstração (DOAR) não foi elaborada pela empresa Sucesso por estar desobrigada devido o Patrimônio Líquido, na data do Balanço, ser inferior a R$- 1.000.000.00. 

=========================================================

Bom colegas, aqui se encerra o Capítulo VI intitulado "Fazendo Contabilidade" que teve o propósito de dar ao aprendiz uma visão geral de todo o processo contábil ocorrido em uma empresa no decorrer de um ano (12 meses). Foi um trabalho árduo, acredito que inédito, apresentado em várias etapas, sendo a primeira em 09/10/2001, portanto, este capítulo demorou aproximadamente 16 meses para ser concluído. Como disse, foi um trabalho árduo executado nas minhas horas de folga, no entanto, foi feito com muito prazer, como um hobby, o que me manteve motivado no decorrer desse período, culminando hoje com o encerramento deste capítulo. Mas não acabou não, muito em breve teremos novidade com o Capítulo VII.

Saudações e até breve.

Matéria disponibilizada neste site em 01/03/2003